Consegues imaginar um zombie a fazer o trabalho de um grande investidor, de um cirurgião ou de um profissional de topo?
Já deste por ti a começar o dia esgotado? A olhar para a lista de tarefas, para o email, para os contactos e reuniões infinitas para encaixar num dia de trabalho? Juntando a isto o facto de neste período de pandemia (que só por si já é doloroso que chegue) trabalhares numa secretária reinventada na sala de estar, sem um limite claro entre o espaço dedicado ao trabalho, ao lazer, à família,…! (só de ler, já te sentes transportado para essa realidade?)
Apesar de um aparente aspeto jovem, já me deparei com vários anos de 14 horas de trabalho diárias muito (pouco) produtivas e exaustivas. Nessa altura, sentia que tinha mais 30 anos em cada neurónio, que aos poucos iam dando baixa, um atrás do outro. Também dei por mim a queixar-me do cansaço, do chefe, da empresa, dos colegas,… quem mais poderia ser o bode expiatório da minha maleita?
Que tal: EU?
Não existem poções mágicas, nem tenciono trazer a este espaço grandes novidades, mas sim pequenas sugestões comprovadas a nível da neurociência e/ou comprovadas pela experiência de muitos zombies que se tornaram cada vez mais energéticos no seu dia a dia.
A energia que queres trazer para os teus dias és tu que a crias. O primeiro passo para trazer vitalidade não poderia ser mais simples: toma o controlo das tuas manhãs de uma vez por todas!
Pegar no telemóvel ou ver os emails na primeira hora da manhã está comprovado que nos faz perder 30% da nossa produtividade durante a semana, para além de nos trazer um stress dos diabos! Ao fazê-lo, estás a permitir que o mundo defina como vai correr o teu dia, vivendo consoante a agenda de alguém e não em proatividade e impacto.
Então, se iniciares a manhã com mais controlo, consistência e intenção, sabes que o dia será melhor. Deixo algumas sugestões:
1. AFIRMAÇÕES COM EMOÇÃO
Se começares logo a queixar-te, partes de um estado de esforço e obstáculos. Para iniciares o dia com força e motivação matinal, começa por te focar nos teus pensamentos e na voz que lhes dás.
Quando digo isto, não basta que te sentes e que penses em algo positivo (não conta “vou ficar milionário hoje”… não se ficar apenas pelo pensamento).
Pelo contrário, seleciona uma frase ou uma passagem positiva que adores (de um livro, texto espiritual, poesia ou da tua autoria) que realmente ressoe em ti e coloca na tua mesa de cabeceira. Quando acordares lê em voz alta, com confiança e emoção! É essa emoção que vai ativar os teus pensamentos e corpo e criar o primeiro toque de vitalidade e entusiasmo dentro de ti. Dá vida a essas palavras porque são elas que vão começar a construir o teu futuro. Por mais estranho que pareça, que tal experimentares por 1 dia? (e se te fizer sentir bem… experimenta outra vez, e outra, e outra…).
2. MOVIMENTO
Depois do passo anterior, levanta-te!
Passamos agora à aventura, para alguns considerada com uma das maiores provações de fogo: exercício físico!
Não quero que entres em taquicardia logo no início do dia, por isso o compromisso aqui é começar com apenas 5 minutos de movimento diário – sejam alongamentos, corrida ou andar a passo rápido pela casa – e fazê-lo todos os dias. Quanto mais fechados estivermos, mais ansiosos nos sentiremos. Ao “abrires” o teu corpo, estarás a “abrir” a tua mente e a criar automaticamente muito mais energia que perdurará durante todo o dia. Já para não falar de todos os benefícios ao nível físico e mental que daí decorrem, como o aumento da produção de serotonina e endorfina, neurotransmissores relacionados com a sensação de bem-estar e que ajudam a reduzir o stress e a ansiedade.
3. PLANEAMENTO E PRIORIZAÇÃO
Aqui ainda não olhaste para o telemóvel e email, certo?
Então, antes de preparares a tua grande entrada no mundo, é importante finalizar com a cereja em cima do bolo: estabelecer as tuas intenções para o dia.
Basta que escrevas os 3 principais objetivos – para concretizar hoje, sem negociação! Não penses em tudo aquilo que gostarias de fazer; preocupa-te em colocar no papel apenas aqueles 3 objetivos (num máximo de 5) que terão real impacto no teu dia/trabalho/projeto e prioriza-os.
E agora? Agora sorrimos e vamos viver o nosso dia!
Make it better each day! This is your challenge!