Sê miserável. Ou motiva-te. O que quer que tenha que ser feito, a escolha é sempre tua. (Wayne Dyer)
Existem dias em que acordamos com as doses de energia a abarrotar e prontos para dominar o mundo! E depois existem aqueles em que só o simples levantar da cama se torna pesado e o impulso interior de levar o dia em frente é quase inexistente. Consegues reconhecer-te nesta situação?
A maior parte das pessoas começa algo com um entusiasmo de bradar aos céus, mas vai esmorecendo à medida que as coisas começam a complicar-se. E, na maior parte das vezes, espera que a motivação seja miraculosamente ativada pelo seu chefe, pelo seu companheiro, pela envolvência externa… A verdade é que se esperares que a motivação chegue de algum outro lado que não de ti, nunca vais agarrar a tua vida com coragem!
Provavelmente estás cansado(a) de ouvir tretas motivacionais que te ajudam momentaneamente, mas que não te levam a permanecer no caminho certo durante muito tempo, não é assim?
No meu percurso, já vivenciei mais destes dias do que aqueles que gostaria de partilhar… Ao trabalhar por conta própria percebi que não podemos contar com a motivação externa para começarmos a lutar pelos nossos objetivos. Nestes últimos anos, experimentei algumas estratégias simples que funcionam comigo e que me ajudam a regressar ao ritmo certo.
No artigo de hoje, partilharei contigo as minhas 7 dicas favoritas, para te ajudar a criar a tua própria motivação, de forma consistente, sem negociação, até que alcances o teu objetivo.
1. CRIA UM OBJETIVO/SONHO EMPOLGANTE
O sucesso exige trabalho e não te vais esforçar tanto sem uma forte motivação e força de vontade. Para mim, uma das coisas mais importantes é acordar com vontade e entusiasmo para trabalhar, aconteça o que acontecer. Para isso, precisas de apostar em objetivos REALMENTE empolgantes!
Estratégia:
- Os sonhos são o grande combustível da nossa existência. Por isso, pega num papel e escreve todos os teus sonhos: SONHA GRANDE e questiona “se tudo fosse possível, o que eu gostaria de fazer, quem gostaria de ser, onde gostaria de estar?”;
- Pergunta-te agora mesmo: “Qual é a vida que me vai tornar a melhor pessoa que posso ser?“
- Lembra-te: não há limites na vida, apenas aqueles que defines para ti mesmo!
No caso de já estares a trabalhar em algum objetivo, questiona:
- Este objetivo é realmente importante para mim e para a minha vida?
- Como posso tornar este objetivo mais entusiasmante?
2. PASITO A PASITO
Todos nós conhecemos aquele entusiasmo característico de um projeto novo: começamos com a força toda, mas vamos perdendo o power ao longo do tempo… e aqui começa o período de procrastinação.
Estratégia:
Se um projeto ou tarefa te parecerem assustadores, não deixes que isso te leve a procrastinar:
- Divide-os em passos pequenos – ou minúsculos, se te assustar menos – e, dá início a apenas um deles;
- Coloca um alarme para trabalhares nessa tarefa durante 15 minutos, sem distrações (e vai aumentando o tempo consoante o teu nível de concentração).
Nota: o mais importante é iniciares e alimentares o ímpeto que te ajuda a seguir em frente. Depois de perfazeres o primeiro bloco de tempo, entrarás no balanço e terás vontade de continuar.
3. PARTILHA O TEU OBJETIVO
Usualmente guardamos os nossos sonhos numa caixinha fechada a 7 chaves, com receio de não o cumprirmos. A verdade é que ao fazê-lo, também podemos acabar por não nos responsabilizarmos.
Estratégia:
- Conta o teu objetivo/sonho aos teus amigos e/ou familiares;
- Pede a um ou mais deles para verificarem regularmente o teu progresso ou compromete-te a reportar-lhes regularmente o seu avanço… e cumpre-o!
Nota: Ao fazer isso, para além de te motivares, terás muito menos probabilidade de tentar fugir ou desistir no primeiro obstáculo.
4. MÚSICA: A MÃE DAS MOTIVAÇÕES
Uma das coisas mais simples que faço quando me sinto sem motivação é ouvir a minha playlist de músicas animadas que me dão um boost extra de energia e me colocam no estado certo.
Estratégia:
A música é considerada uma das técnicas de motivação mais fácil e eficaz que podes integrar na tua vida:
- Cria uma playlist de músicas motivacionais, para ouvires durante o teu dia, para te energizar à medida que vais progredindo nas tuas tarefas;
- Ou melhor, e esta é a minha preferida: faz pausas estratégicas no teu dia de trabalho, coloca uma música com uma boa batida e canta ou dança como se ninguém estivesse a ver (de qualquer forma, se alguém estiver a ver… provavelmente irá juntar-se a ti!)
- Deixo alguns exemplos que funcionam comigo: Happy – Pharrell Williams; Can’t stop the feeling – Justin Timberlake; I got the Power – Snap; Eye of the Tiger – Survivor. E, para aqueles dias em que preciso mesmo de uma energia extra, a minha lista de funk brasileiro, iniciando com Cheguei – Ludmila (quem nunca?)
5. REFORÇA O TEU OTIMISMO
O pessimismo pode drenar toda a tua motivação e energia num instante. Por outro lado, ter uma atitude positiva e construtiva, pode energizar-te e dar-te o empurrão necessário para avançares.
Estratégia:
- É fácil caíres na armadilha de te autocriticares quando sentes que falhaste. Na realidade, isso não vai ajudar em nada e só te vai fazer sentir pior e menos motivado. Da próxima vez, sê gentil contigo, retorna ao caminho em que estavas e dá um pequeno passo em frente;
- Toma uma atitude construtiva relativamente às tuas falhas, para as tornares menos dolorosas e mais valiosas , questionando: “o que posso aprender com isto?”, “o que há de bom nisto?” e ”qual é a oportunidade de crescimento aqui?”
6. LEMBRA-TE DO PORQUÊ
Quando te sentes desmotivado e com pouca energia, é fácil perderes de vista a razão de estares a fazer o que te sentias tão empolgado em fazer.
Estratégia:
- Escreve num local bem visível o teu objetivo/sonho;
- De seguida, escreve as 3 principais razões que te levaram a seguir esse objetivo/sonho;
- Coloca essas notas onde possas vê-las todos os dias (se for necessário, coloca-as por toda a casa) ou mantem-nas no teu smartphone para fácil acesso quando precisares de um impulso motivacional.
7. CELEBRA OS TEUS SUCESSOS
Há várias razões que fazem com que saiba tão bem celebrar um sucesso. Uma delas é a libertação no nosso cérebro de dopamina (neurotransmissor que provoca a sensação de prazer e aumenta a motivação). Sempre que alcanças algo, recebes um shot de dopamina, e isso vai ajudar-te a continuar a avançar. Então porque não criar mais oportunidades para voltares a sentir essa boa disposição?
Estratégia:
- Define pequenas metas na tua agenda e estabelece uma pequena celebração para cada uma delas;
- Sê criativo na celebração: faz a dança da vitória, dá um passeio ao ar livre, dança ao som da tua música favorita, faz a pose do super-herói ou come algo que te dê real prazer. Usa a tua imaginação, tanto para celebrar o teu sucesso como para elevar a tua boa disposição.
Nota: Só a expetativa da celebração já te vai aumentar a motivação e positividade, por isso cria diariamente um plano de celebrações.
E AGORA? Agora, parafraseando o slogan de uma famosa marca: JUST DO IT!
Um dos maiores obstáculos da motivação é a procrastinação, para além de também causar arrependimento e desânimo.
Então, a minha proposta é que experimentes as dicas indicadas acima e te foques naquilo que precisa de ser feito.
Lembra-te: passados alguns meses, os teus pequenos passos resultarão em muito progresso e muito sucesso.
Que sejamos sempre MAIS em valor e MENOS em limitações!