Existe uma certa vibração, energia e emoção positivas em algumas pessoas que faz quem está à sua volta pensar: “O que é que ela tem, que a faz brilhar tanto? Por que está tão feliz? Qual será o seu segredo, porque parece sempre bem?”
Isto é a essência de alguém que sabe cultivar uma alegria real e uma emoção positiva na sua vida. E por isso, hoje vamos conversar sobre como cultivas a alegria na tua vida.
Durante a minha jornada, passei por um período de depressão. Juntando a isso todas as minhas crenças limitadoras, o não saber (con)viver com a minha essência e um trabalho altamente esgotante, senti a minha vida a desmoronar e sentia-me tão perdida como um turista num país desconhecido, sem saber falar a língua do destino, nem para onde se dirigir.
Provavelmente já te sentiste assim em algum momento da tua vida, certo?
Mais tarde, percebi que a vida não podia ser só aquilo. Que se as coisas à minha volta não se adequavam, tinha de ser eu a estruturar-me. Hoje acredito que a vida só faz sentido ser vivida se aprendermos a aproveitá-la. Como alguém um dia disse “existem dois objetivos na vida: o primeiro, o de obter o que desejamos; o segundo, o de desfrutá-lo. Apenas os homens mais sábios realizam o segundo.” (L. Smith).
A maior parte das pessoas passa o dia à espera que algo de bom aconteça que os faça sentir bem, quando na realidade elas têm dentro de si todos os mecanismos necessários para gerar esse tão desejado bem-estar.
Quando falamos sobre alegria, frequentemente falamos em dois tipos: a alegria instantânea que obténs quando algo bom simplesmente acontece; e aquela que pode ser controlada e gerada por ti. É sobre a segunda que nos vamos debruçar hoje. Então, vamos a isto!
1. IGNORA NOTÍCIAS NEGATIVAS NA 1ª HORA DA MANHÃ
Ver ou ouvir notícias negativas pode ter um efeito imediato no nosso nível de ansiedade. E isso já todos sabemos. Mas sabes quão poderoso pode ser? De acordo com um estudo conduzido pelo Institute for Applied Positive Research, quando somos expostos a apenas três minutos (isso mesmo, apenas três minutos!) de notícias negativas na primeira hora da manhã, temos uma probabilidade 27% superior de relatar que tivemos um mau dia, 6 a 8 horas depois.
Estratégia
- Para evitares acordar com uma enxurrada de alertas de notícias logo pela manhã, desliga as notificações do teu telefone ou e-mail; em vez de tomares o pequeno almoço a ouvir as notícias na tv ou na rádio, ouve um podcast motivacional ou um outro sobre um tema que te interesse mais; durante o trajeto para o trabalho, ouve música animada e/ou apaziguante, para iniciares o dia com a energia certa.
2. FAZ A PERGUNTA CERTA
Quantas vezes te deixas condicionar pela correria do dia-a-dia, de tal forma que o dia ainda nem vai a meio e já te sentes esgotado(a)? E te perdes por entre a lista de tarefas, emails e infindável número de reuniões que tens de encaixar no teu dia de trabalho? Em vez de iniciares o dia com o pé esquerdo, inicia o teu dia a fazer a pergunta certa!
Estratégia
- No início de cada dia, pergunta: “O que vou fazer hoje que me irá trazer alegria?” e aponta na tua agenda, num post-it,… para garantir que irás cumprir. Algumas atividades que gosto de incorporar nos meus dias são: dançar, pintar, dar um passeio, tomar um café a ouvir música na varanda, ligar àquela pessoa com quem tenho falado tão pouco, mas que me traz tanta alegria,…
- Deixa a tua criatividade falar mais alto!
Nota: A ideia é incorporar estas atividades na tua agenda, como qualquer outra tarefa. Isso vai gerar antecipação e fazer com que fiques ainda mais entusiasmado. Não precisam de estar relacionadas com o trabalho. A única regra é que sejam divertidas, que te ajudem a relaxar e te deixem feliz!
3. LIDA COM A TRISTEZA QUE BLOQUEIA A TUA ALEGRIA
A maior parte de nós quando está a passar por um período/situação mais negros, varre a tristeza para debaixo do tapete. A realidade é que ao fim de um tempo, todas as pequenas tristezas se transformam num enorme bicho papão de 7 cabeças que cospe fogo pela boca…
Estratégia
- Quando te sentires triste, não fujas dessa bolha. Primeiro, procura um espaço seguro e privado e expressa a tua tristeza, sozinho ou com alguém em quem confies. Reconhece as tuas mágoas e perdas. Se ajudar, escreve-as no papel. Enquanto o fazes, não te deixes alimentar por pensamentos negativos sobre ti mesmo. Continua a dizer: “Eu estou bem. Não há problema em chorar ou estar triste. Só me sinto triste”. Depois, liberta e questiona: “o que posso fazer agora que me ajudaria a sentir melhor?”
4. A FAMOSA TO-DO LIST
Sabes aquela sensação satisfatória quando riscas algo da tua to-do list? Parece incrível, certo? Isso que sentes é a dopamina (neurotransmissor que provoca a sensação de prazer e aumenta a motivação) a trabalhar. Sempre que sentes que alcançaste algo e que progrides na direção da tua visão, recebes outro shot de dopamina, e isso vai ajudar-te a continuar a avançar (spoiler alert: a dopamina é altamente viciante!)
Estratégia
- Por esta razão, deves escrever os teus objetivos, que devem ser tangíveis e específicos, para te ajudarem a manter motivado(a) e inspirado(a);
- Ao longo do dia, vai riscando as tarefas completadas e faz uma lista dos sucessos do dia!
5. CERCA-TE DE PESSOAS POSITIVAS
Um estudo publicado pelo BMJ descobriu que:
- uma pessoa tem 15% mais probabilidade de ser feliz se tiver por perto um amigo feliz;
- a felicidade de uma pessoa também pode influenciar (e ser influenciada por) amigos dos seus amigos e até amigos desses amigos.
Estratégia
- Estas são excelentes razões para te rodeares de pessoas que consideres encaixar na tua forma de ser e estar (your vibe attracts your tribe). Quanto mais perto estiveres de pessoas positivas, extrovertidas e atenciosas, mais provável será criares mais momentos de alegria no teu dia-a-dia.
6. AGRADECE-TE
Todos nós, ainda que inconscientemente, tomamos a nossa vida, a nossa liberdade e o nosso contexto como garantidos e são raros os momentos em que paramos para apreciar tudo aquilo que nos rodeia e até mesmo aquilo que entregamos de nós com coragem.
Estratégia
- Sugiro uma dica, que aplico no meu dia-a-dia: escrever notas de agradecimento. Podem ser para ti (“Sara, bom trabalho ao terminar este projeto”, “deste o teu melhor!” ou “consegues tudo o que quiseres”) ou para outras pessoas (“obrigada pelo apoio que me deste”, “obrigada pelo jantar, estava delicioso”), mas irão certamente trazer mais alegria ao teu dia.
Nota: Muitas pessoas passam anos sem se sentirem apreciadas, e é por isso que a alegria não está presente nas suas vidas. A partir de agora, não esperes mais que alguém te valorize, começa hoje mesmo por te agradecer por algo que fizeste, criaste ou entregaste. E fá-lo TODOS os dias. Quanto mais o reforçares, mais se tornará realidade.
7. CRIA UMA LISTA DE ALEGRIAS
Quantos segundos levas até responder à questão “o que me traz alegria?”. A pergunta parece bastante simples, mas a verdade é que recordamos mais facilmente aquilo que nos consome, do que aquilo que acrescenta alegria.
Estratégia
- Cria uma lista com tudo aquilo que te deixa realmente feliz (TUDO!);
- Compromete-te a incorporar pelo menos uma por dia, na tua to-do list.
Que sejamos sempre MAIS em valor e MENOS em limitações!