Cria a tua vida épica

O que é uma vida épica? Viver uma vida de luxo? Ter uma casa enorme? Trabalhar apenas 3 dias por semana? Viajar todos os meses?

 

Usualmente, quando pensamos em ÉPICO, assimilamos que se trata de algo em GRANDE! Na perceção da partilha de hoje, significa viveres a vida com que realmente sonhas, sem concessões nem negociações.

Ser épico é uma atitude e um estilo de vida. Significa encontrares a tua própria definição de sucesso; mesmo que para isso tenhas de te preparar para alguns momentos de fracasso inevitáveis. É não parares até estares satisfeito e não ficares agarrado ao que poderia ter sido (o famoso “e se”).

 

Partilho 5 passos para te ajudar a criar a tua VIDA ÉPICA. À medida que os fores seguindo, tornar-te-ás mais consciente e serás capaz de experienciar a vida a um novo nível.

 

1. CRIA UMA VISÃO DE VIDA EXCECIONAL

Gosto de simplificar este primeiro tópico, pensando na visão como o motivo que te faz levantar da cama de manhã com entusiasmo e “pica” para trabalhar, aconteça o que acontecer.

A visão é uma aspiração do impacto positivo que desejas causar no mundo e pode ser definida como a direção da tua vida. Quando não há visão, não há direção. E quando não há direção, geralmente há confusão e, eventualmente, desespero (certamente reconheces alguns momentos em que não soubeste para onde te movimentar, mas tiveste a convicção que também não estavas onde deverias estar… é aqui que entra a importância de teres uma visão clara).

Estratégia

Esta visão não acontece da noite para o dia e por isso requer tempo e reflexão.

  • Pergunta-te agora mesmo: “Qual é a vida que me vai tornar a melhor pessoa que posso ser?
  • Lembra-te: não há limites na vida, apenas aqueles que defines para ti mesmo!
  • Partilho contigo a minha: Desenvolver e potenciar o ser humano e ajudar pessoas comuns a ter vidas extraordinárias.

Nota: Se sentires que não estás a progredir em nenhuma área da tua vida e te sentes realmente deprimido e frustrado, a minha sugestão é que cries uma visão que seja simplesmente melhor do que a tua situação real. Não precisas descobrir tudo de uma vez. Depois de atingires este primeiro objetivo, cria uma nova visão mais empolgante.

 

2. DEFINE A TUA MELHOR VERSÃO

Depois de definida a tua visão, chegou o momento de perceberes quem precisas de te tornar para criares a vida que pretendes viver.

Estratégia:

  • Pergunta “em quem preciso de me tornar?
  • Escreve as palavras que queres que descrevam o teu eu ideal;
  • Aponta tanto aquelas que já tens e que queres melhorar, como também as que serão essenciais desenvolveres para lá chegar. Pensa em algo que te faz orgulhar de ti, que te faz ser um melhor ser humano, um(a) melhor profissional, um(a) melhor colega, um(a) melhor companheiro(a),…;

No meu caso, algumas palavras que me definem e que são fundamentais para a construção da minha visão, são:

  • Entusiasmo: só há uma forma de fazer bem o meu trabalho, e esse trunfo é o entusiasmo que coloco em tudo aquilo que faço;
  • Equilíbrio: considero-me uma pessoa bastante ambiciosa, mas nenhum dos meus esforços faz sentido se não tiver um claro equilíbrio entre a minha vida profissional e pessoal. É por isso fundamental que ajuste e incorpore mais momentos de lazer e conexão ao longo dos meus dias;
  • Desenvolvimento: para garantir que dou o meu melhor em todas as sessões de Coaching e formações tomo a decisão diária de ler no mínimo um capítulo de um livro de desenvolvimento pessoal, ouvir podcasts enquanto cozinho e conversar com colegas sobre temas da área;
  • Presença: quando estou com alguém, estou presente a 200%. Tenciono continuar a desenvolver os meus sentidos para receber a mensagem que vem do outro lado e para que reconheçam que me preocupo e que estou com eles.

 

3. ACEITA O DESCONFORTO

Quando foi a última vez que fizeste algo pela primeira vez? E que superaste os teus limites?

Para construíres a tua vida épica – aquela com que sonhas acordado(a) – precisas de sair da tua zona de conforto com regularidade. Fazê-lo, vai motivar-te para aprenderes algo novo mais frequentemente, ao mesmo tempo que aumentas o número de coisas com as quais te sentes cada vez mais confortável.

Estratégia

Deixo um desafio, para ampliares a tua zona de conforto e criares uma menor aversão à mudança:

  • Pega numa folha de papel e escreve uma ação para cada dia desta semana. Devem ser ações que te deixem desconfortável, mas que o teu instinto pede que concretizes ou que estás há imenso tempo a adiar. Se estás à espera do momento certo, É AGORA!
  • Encontra o limite da tua zona de conforto e começa por colocar um pezinho do lado de fora. Sabes aquela pessoa com quem querias entrar em contacto? Aquele familiar com quem gostarias de fazer as pazes? Aquela conversa com o teu chefe que andas a adiar? Aquela aventura a que queres dar um “sim”? Aquele mergulho no mar de água fria? Aquela atividade que fazias em criança e que te esqueceste da alegria que te fazia sentir? É HOJE!

Qual é o teu desafio escolhido para hoje?

 

4. SÊ IRREALISTA

Vivemos num mundo onde as limitações não só são aceites, como também incentivadas. Desde bem cedo, invadem-nos com limitações culturais e sociais que nos dizem como devemos viver e quem podemos ser.

Felizmente, há cada vez mais pessoas a questionar estas regras e a procurar viver a sua essência e a perceber que não precisam de seguir regras e expectativas que não lhes servem.

Vamos simplificar: tudo o que precisas fazer é cumprir o teu destino e aceitar e expressar o teu verdadeiro potencial. E como?

Estratégia

  • Começa por “desaprender” o que a escola, a sociedade e tua família te ensinaram sobre a vida (pensa em todas as áreas da tua vida: amor, saúde, dinheiro, carreira, relacionamentos,…), questiona o que se adequa mais à tua essência e coloca de lado o que já não te serve hoje;
  • Os sonhos são o combustível da nossa existência. Por isso, escreve todos os teus sonhos: SONHA GRANDE e questiona “se tudo fosse possível, o que eu gostaria de fazer, quem gostaria de ser, onde gostaria de estar?”;
  • Pequenos sonhos são inúteis! Não te motivam nem entusiasmam e por isso podem matar o teu sucesso. Os maiores sonhos são sempre irrealistas (“Sonhar com o impossível é o primeiro passo para torná-lo possível” – Confúcio)
  • Pensa em Walt Disney, Oprah Winfrey, Bill Gates, Nelson Mandela, Freud, Michael Jordan, Einstein, Galileu e por aí em diante… não havia nada realista e lógico inicialmente naquilo que eles acabaram por alcançar;
  • Portanto, quebra as regras (claro, as regras que definem os teus limites mentais, não as legais), sonha alto e prepara-te para voar.

 

5. “3…2…1… AÇÃO!”

Neste momento, só falta um passo importantíssimo: criar um plano para trabalhares em ti e nos teus objetivos.

Estratégia

  1. Em primeiro lugar, cria uma lista com tudo aquilo que queres mudar na tua vida e à frente todos os grandes passos necessários para seguir nessa direção;
  2. De seguida, escolhe dessa lista aquilo que faria toda a diferença para ti mudar neste momento;
  3. Finalmente, cria um plano para o próximo mês e delineia pequenas ações emocionantes para começar já hoje!

 

Agora, toma a decisão de viver o teu sucesso e diz para ti mesmo(a) “está na hora de seguir o que me faz feliz. Está na hora de viver o meu sucesso. Este é o momento”!

 

Que sejamos sempre MAIS em valor e MENOS em limitações!

Deixe um comentário

Sara Madeira © 2022. All rights reserved.